
Com pouco mais de cinco meses à frente da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, o prefeito Paulo Batista Machado já disse a que veio. Uma das suas primeiras iniciativas, como homem de espírito criativo, foi a instalação de um plantão de atendimento na praça, onde o próprio prefeito, acompanhado dos secretários, assessores e técnicos, atende de forma aberta e indistinta a todos aqueles que ali se dirigem com o intuito de falar com seu gestor.
Tal experiência inaugura um momento novo na história político-administrativa de Senhor do Bonfim e, por que não dizer, da Bahia. Trata-se, sem dúvida, de uma iniciativa ousada e por demais revolucionária, pois ao tempo em que supera velhos paradigmas, rompe o distanciamento que, por tradição, existe entre o povo e o gabinete do prefeito. De fato, o ambiente pomposo dos gabinetes, cercado das suas cerimônias e liturgias, nunca foi um espaço tão acessível ao povo.
O retorno à praça, cenário natural das manifestações eleitorais, também simboliza o reencontro do gestor com os seus compromissos de campanha, além de consolidar a aliança estabelecida entre o povo e o seu representante. A praça é, por natureza, o locus do exercício do poder popular, pois é nela que está o povo, a fonte de onde emana a legitimidade do poder.
O professor Paulo Machado, pela sua história de vida e pelas causas que defendeu ao longo da sua trajetória, seja como político, seja como intelectual, não poderia escolher outro caminho que não fosse o da prática democrática. Prática esta, que implica, entre outras coisas, no diálogo aberto com os mais diversos extratos da sociedade. Aliás, esse é um compromisso que ele vem reafirmando a todo instante.
Nós acreditamos nesse projeto e apostamos na possibilidade de uma aproximação cada vez mais intensa e profícua entre governo e povo. Este, com certeza, é o caminho para a construção da plena cidadania e para a edificação da sociedade que tanto almejamos.
O lema “CUIDANDO DA NOSSA GENTE” aponta para um projeto humanista de governo em que a pessoa humana, nas suas mais diversas condições e peculiaridades, é colocada como prioridade absoluta. A idéia do CUIDADO, enquanto ação política é posta como eixo norteador das ações de governo e traduz uma prática político-administrativa nova, feita com espírito de humanidade e atenta aos reclames mais elementares da população.
Ao optar pelo tema do cuidado, Paulo Machado engrossa a rede dos que acreditam, como Herbert de Souza, Dom Mauro Morelli e Leonardo Boff, que só pelo cuidado conseguiremos resolver os grandes problemas do Brasil e da humanidade. O Planeta clama por cuidado, os seres humanos do mundo inteiro reclamam cuidado, o meio ambiente pede cuidado... O cuidado enquanto ação política humanizada e humanizante é posto como a grande alternativa do momento, após tantas experiências fracassadas, como as que resultaram na atual crise mundial.
Senhor do Bonfim, portanto, vive um momento grandioso. Os primeiros passos da atual gestão indicam que teremos um governo moderno, humanista, e sintonizado com as grandes demandas desse início de século XXI. Esse é o caminho.
José Gonçalves do Nascimento
Senhor do Bonfim - Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário